A internet é a maior e mais eficaz ferramenta de negócios já criada, não há dúvida quanto a isso, basta olhar para os homens mais ricos da terra para perceber, empresários como: Jeff Bezos, Bill Gates e Jack Ma, que eram pessoas comuns e se tornaram bilionários com a ajuda da internet. Neste post iremos falar sobre como os Gigantes da Tecnologia; Google, Netflix, Amazon, entre outros, ganham cada vez mais dinheiro coletando seus dados pela internet.
Antes de abordar sobre como os gigantes da tecnologia ganham dinheiro com seus dados, é necessário explicar o termo “Data Analysis” para que você entenda melhor o que queremos demonstrar aqui.
O que é Data Analysis ?
Data analysis em português “análise de dados” é muito mais do que apenas leitura de dados, é a ciência da tecnologia que faz o tratamento, compreensão, leitura e modelagem de dados para tomada de decisões estratégicas que visam o crescimento de um negócio.
Estas decisões estratégicas com base em análise de dados são mais assertivas do que decisões tomadas somente pelo “bom senso” e achismo do CEO ou da equipe de marketing, pois são levados em conta fatos e acontecimentos verídicos de um determinado período.
Por isso, a ciência de dados tem ganhado cada vez mais a atenção das empresas, pois, por meio dos dados é possível prever se uma campanha de marketing ou lançamento tem mais chance de obter êxito ou não, podendo se comparar com uma “bola de cristal” para a tomada de decisões corporativas.
Mas então, como é feita a coleta destes dados? E que dados são esses?
Quais dados são coletados?
Quando falamos em dados temos a impressão de que trata-se de dados sensíveis, como um CPF, carteira de identidade, email, telefone ou endereço, mas não se trata desses. Queremos explicitar os dados que realmente geram dinheiro para estes gigantes da tecnologia.
Não quero dizer que os referidos dados não são coletados, ou não são importantes para certas campanhas de marketing, entretanto, os que realmente enriquecem as empresas e ajudam na tomada de decisões não são esses.
O que eles realmente querem é o seu tempo, a sua interatividade dentro da plataforma digital, segundo a jornalista espanhola Marta Peirano em seu livro El enemigo conoce el sistema (O inimigo conhece o sistema, em tradução livre) se trata da “economia do tempo”, em síntese, quanto mais tempo as pessoas gastam em uma plataforma digital ou rede social mais a empresa aprende como “prender” sua atenção, e então a lucrar mais.
A jornalista ainda explica que:
” A economia da atenção, ou o capitalismo de vigilância, ganha dinheiro chamando nossa atenção. É um modelo de negócios que depende que instalemos seus aplicativos, para que eles tenham um posto de vigilância de nossas vidas. Pode ser uma TV inteligente, um celular no bolso, uma caixinha de som de última geração, uma assinatura da Netflix ou da Apple.”
Além de assinaturas as empresas ainda ganham com anúncios devido a grande visibilidade que têm, sendo essa, uma das maiores fontes de lucro.
Mas, não é somente em aplicativos, quando navegamos pelo Google por exemplo, tudo que fazemos é rastreado e dados são coletados assim como na maioria dos sites, redes sociais e plataformas de streaming.
A Netflix por exemplo possui diversos recursos que, garantem que as pessoas gastem cada vez mais tempo assistindo filmes e séries, um desses recursos é a utilização de interfaces viciantes. Quem nunca ficou por um bom tempo rolando para cima, baixo e para o lado para procurar o que quer assistir, ou simplesmente se viu descendo o feed de notícias do Instagram por horas.
Um documentário que explica bem como funciona isto que falamos é o “O Dilema das Redes” da Netflix, ele possui um foco maior em explicitar o funcionamento por trás das redes sociais, porém, por analogia, dá para entender como os gigantes da tecnologia têm ganhado dinheiro atualmente. Algumas cenas são fictícias ou ilustrações para que as pessoas entendam melhor, mas, demostram exatamente como o algoritmo de empresas de tecnologia trabalham.
A Netflix disponibilizou gratuitamente o documentário no YouTube, clique aqui para ver.
Quais tecnologias são usadas para coletar dados?
Vamos citar aqui algumas das tecnologias mais usadas para coleta de dados. As principais tecnologias usadas para coletar dados são:
- Google Analytics
- Facebook Pixels
- Linguagem de programação Python
- Algoritmos Learning Machines
- Cookies
Além dessas citadas, que são as mais conhecidas, existem tecnologias que são feitas sob medida para esses gigantes da tecnologia, eles possuem equipes próprias de desenvolvedores e cientistas de dados que acompanham e aprimoram diariamente tais recursos.
Usando essas tecnologias em minha empresa
Muitos dos recursos citados são gratuitos e qualquer empresa pode usar independente do tamanho, o mais usado e completo para qualquer tipo de negócio é o Google Analytics.
Por meio do Google Analytics você consegue coletar e fazer a leitura dos dados de forma bem fácil de entender, na ferramenta você pode por exemplo:
- Saber quantos cliques cada página obteve
- Qual a idade de seus usuários
- De qual região são
- Quanto tempo as pessoas ficam em média em sua página
- Quais os horários seu site é mais acessado
- De quais redes sociais seus usuário vieram
Entre outras diversas leituras possíveis, com estes dados é possível saber quais páginas do seu site possuem um desempenho aceitável e quais não têm, de forma que, suas decisões serão mais assertivas, pois, saberá o que deve ser melhorado.
Achou interessante nosso post ? Compartilhe com seus amigos e nos ajude a levar mais conhecimento sobre tecnologia para as pessoas . Qualquer dúvida sobre o assunto entre em contato conosco.
FONTES: