Marketing Digital

Como Impulsionar Google Meu Negócio

como-impulsionar-google-meu-negocio

Estimated reading time: 7 minutes

O Google Meu Negócio é imprescindível para um negócio local de sucesso, mas que deve ter um certo zelo por parte do gestor na hora de administra-lo, neste post iremos mostrar como impulsionar Google Meu Negócio e obter bons resultados.

Caso você ainda não possua uma conta para sua empresa, clique aqui para criar.

Com sua conta criada seguimos para as dicas de como impulsionar seu Google Meu Negócio.

Crie Catálogos Personalizados de Serviços & Produtos

Por meio das postagens é possível criar catálogos, portfólios de produtos e serviços de forma que passe credibilidade e profissionalismo.

Criando catálogos no Google Meu Negócio.
Postagens > Criar postagens

Mas aqui vai a dica que realmente importa, o ideal é que você poste artes personalizadas com a identidade visual de sua marca, desta forma, você chamará muito mais atenção do seu cliente.

Por exemplo, se você tem uma hamburgueria e tem diversos hambúrgueres no cardápio ao invés de postar cada um deles poste uma arte de cardápio personalizada com todos eles, do ponto de vista da experiência do usuário é bem mais prático.

Além de postar o cardápio você pode também colocar artes personalizadas de seus combos e promoções, por exemplo. O ideal é sempre deixar preços e informações sempre atualizados, evitando reclamações em seu Google Meu Negócio.

O mesmo serve para serviços, coloque seus principais serviços em artes personalizadas com descrições objetivas e informações básicas, bem como, algumas fotos de portfólio para gerar maior valor social.

O ideal é contratar um designer gráfico freelancer caso não tenha artes personalizadas para seu negócio, mas se deseja tentar você mesmo acesse o FreePik para download de artes gratuitas.

Crie anúncios para o seu comércio local no Google Ads

Role o menu até chegar a Criar um anúncio

Se as coisas estão um pouco paradas ai em sua empresa está na hora de você investir no Google Ads, é possível até criar anúncios para aparecer em destaque no Google Maps, conforme print acima.

É recomendado ter um site, porém é possível impulsionar o perfil da sua conta Google Meu Negócio.

Desça o menu principal do Google Meu Negócio > Criar um anúncio > Gerar mais visitas à loja física > Utilizar perfil da empresa. Após esses passos serão configurações do anúncio como título, descrição, escolha de palavras chaves etc.

5 Dicas para otimizar sua campanha local no Google Ads:

  1. Use palavras negativas: as palavras negativas são as que você não quer que ative seu anúncio, um exemplo clássico, “grátis“, “gratuito”, a não ser que queira distribuir algum conteúdo de graça para gerar leads. Mas, em todo caso nem sempre você terá todas as palavras negativas em mente, porém, a medida que sua campanha for circulando você saberá quais negativar para evitar desperdício do seus créditos.
  2. Use a palavra chave em seu anúncio: é importante que você coloque a palavra chave em seu anúncio para que ele seja ativado quando alguém pesquisar, você também pode colocar na descrição, bem como, sinônimos.
  3. Limite a palavra chave por grupo de anúncios: para ter anúncios de qualidade e relevantes é importante limitar a palavra chave por grupo de anúncios, desta forma, também pagará menos por clique.
  4. Inicialmente use palavras chaves de correspondência de frase: se você está iniciando o ideal é usar palavras chaves de correspondência de frase para não desperdiçar seu dinheiro. Para o uso de palavras de correspondência ampla deve-se ter um conhecimento avançado no uso das mesmas.
  5. Faça anúncios de chamada para mobile: faça também anúncios de chamada que são extremamente efetivos pois a pessoa ligará direto para sua empresa e sua equipe terá a chance de fechar negócio de forma mais eficaz. Esse tipo de anúncio é muito utilizado para serviços 24 horas por exemplo como entrega de bateria e mecânicos.

Ative as mensagens e responda perguntas de seus clientes

As pessoas gostam de empresas que interagem com seus clientes, isso é muito valorizado, então ative as mensagens e responda seus clientes de forma rápida e cordial.

Além de ativar as mensagens no Google Meu Negócio é muito importante que você responda perguntas dentro da conta, pois, mesmo que sua empresa tenha algumas avaliação negativas as pessoas que virem que sua empresa responde a cada pergunta e que tenta resolver conflitos da melhor forma possível darão valor a isso, e acaba que as avaliações negativas não vão pesar tanto quanto as positivas.

Ativando Mensagens
Incentive e responda avaliações de seus clientes

As avaliações são um dos principais fatores que levam as pessoas a visitarem o seu negócio e a contratarem seus serviços, então não deixe de responder todas mesmo as negativas. 

Evite discussões em suas avaliações negativas, o ideal é entrar em contato com o cliente descontente e procurar reparar o dano e pedir uma segunda chance, dê algum mimo a ele como um desconto, é difícil as vezes, porém, ele se sentirá obrigado a mudar sua avaliação e voltará a ser um cliente fiel, isso é muito valorizado!

Você ter uma empresa super bem avaliada no Google Meu Negócio é sinônimo de sucesso e casa cheia! Pode apostar, vale a pena o esforço. 

Outro detalhe que sua empresa deve praticar é o incentivo a avaliar sua empresa no GMN, coloque links no seu site para a avaliação, dê descontos, coloque o wi-fi e peça que avaliem, tem diversas formas de “persuadir” seus clientes a avaliarem sua empresa no Google Meu Negócio. 

Poste os seus eventos no Google Meu Negócio

Se você faz eventos em sua empresa é importante posta-lo em seu GMN, e não somente em suas redes sociais. Pode ser que algum cliente esteja procurando por alguma empresa como a sua e veja que você estará fazendo um evento ela talvez opte por ir ao seu estabelecimento ao invés de seus concorrentes.

Pode ser que seu concorrente também esteja fazendo um evento porém se você postar em sua conta estará na vantagem. Seu cliente verá atrações, palestras, tipo de música e link de compra de ingresso, entre outras coisas que você pode personalizar, facilitando assim sua vida e de seu cliente.

Adicionando eventos

DICA BÔNUS: Baixe o aplicativo do Google Meu Negócio para acompanhar sua conta

Para você acompanhar da melhor forma sua conta no GMN baixe o aplicativo, ele está disponível somente para smartphones atualmente.

No aplicativo você poderá:

  • Ver Insights (estatísticas)
  • Postar conteúdos
  • Postar carrousel de imagens estilo “stories”
  • Editar perfil da empresa
  • Responder mensagens e avaliações

Entre outras funções de gestão.

Para um Guia completo de como criar e otimizar sua conta Google Meu Negócio clique aqui.

Gostou do conteúdo? Não deixe de compartilhar, caso queira ser notificado de mais conteúdos como esse se inscreva em nossa Newsletter no rodapé!

Bem-vindo a nossa Newsletter

Obrigado por se inscrever em nossa newsletter, você não receberá spam somente conteúdo para ajudar seu negócio a crescer!